Subscribe:

..::Floreios & Borrões::..

Esta página é dedicada a todos aqueles que assim como eu souberam e sabem amar a saga Harry potter de modo mágico e inexplicável. Seja Bem Vindo aos Floreios e Borrões, Acompanhe a evolução dos livros e dos filmes.



CURIOSIDADES HP
J.K.Rowling



A própria JK Rowling recentemente participou do famoso PotterCast, um podcast sobre Harry Pottercoordenado pelo site The Leaky Cauldron. O programa foi dividido em duas partes, e a Potter Heaven já analisou a primeira e selecionou as partes mais importantes da entrevista:
- Neville se casou com Ana Abott, que virou dona do Caldeirão Furado.
- Harry e Rony não voltaram a Hogwarts para se formar e fazer os N.I.E.M.’s, mas Hermione sim. JK queria muito que o livro tivesse terminado com a formatura deles, mas isso quebraria o clímax que foi a batalha. Se tivessem se formado, JK disse que eles saíram de Hogwarts pelos barcos do lago, assim como entraram.
- Harry sentia dores na cicatriz quando Voldemort estava próximo porque o pedaço da alma de Voldemort queria sair do seu corpo e voltar para a alma do Lorde das Trevas.
O Chapéu Seletor queria colocar Harry na Sonserina por causa do pedaço da alma de Voldemort que estava aprisionado em Harry.
- Helga Hufflepuf era criadora de elfos domésticos. Há mil anos, não havia movimentos de libertação vulgo F.A.L.E., então era uma prática aceitável.
- Tecnicamente, JK não julga que Harry era uma Horcrux, pois não era um objeto do mal feito intencionalmente por Voldemort.
- JK prefere “Horcruxes” a “Horcri” como plural para “Horcrux”.
- JK não falou como se faz uma Horcrux pois disse ser um processo horrível que quase fez sua editora vomitar (apenas disse que envolve feitiços e uma série de outras coisas).
- A primeira pessoa a criar uma Horcruxe foi Herpo, o Sujo, o primeiro bruxo a criar basiliscos.
- JK não revelou que Dumbledore era gay nos livros porque não era algo relevante; e só revelou isso agora pois somente agora alguém perguntou sobre a vida amorosa do bruxo (uma mulher em Carniage Hal perguntou a JK se Dumbledore já havia se apaixonado). Sobre o preconceito no mundo bruxo, ela diz que seria mais ou menos o mesmo deste mundo, mas que a questão da pureza do sangue é mais importante que a sexualidade.
- Dumbledore realmente se apaixonara por Grindelwald, e só tempos depois percebeu o quão tenebroso ele era.
- JK nunca pensou em um passado amoroso para Madame Hooch.
- Os pais de Neville foram tão torturados por Bellatrix porque eram realmente bons e eficientes, foram responsáveis pela prisão de vários comensais e venceram Voldemort três vezes (como indica a profecia); isto bastava para irritá-la.
- Nem JK sabe direito o que aconteceu nas 24hs antes do ataque em Godric’s Hollow que matou Lílian e Tiago Potter, mas ela disse que Dumbledore soube do ataque e mandou Hagrid para lá tão rapidamente porque havia colocado um feitiço sobre a casa para que ficasse sabendo quando algo de ruim acontecesse por lá.
- O capítulo de A Ordem da Fênix “O Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos” mostrou Dumbledore dividindo a cabeça de uma cobra de fumaça, formando uma segunda cabeça. Isso era uma alusão à teoria que o próprio Dumbledore tinha de como Voldemort dividia a sua alma (A “essência” se refere à “alma”).
- Dumbledore suspeitou que Voldemort tinha várias Horcruxes depois que percebeu o modo descuidado com que o bruxo cuidou do seu diário em A Câmera Secreta.
- O primeiro nome do auror Dawlish é John, em homenagem a um dos membros do PotterCast (e por quem JK tem um certo apreço, visto que deu a ele uma cópia exclusiva de Beedle, the Bard).
- JK considera a avó de Neville, Augusta Longbottom, uma grande bruxa, assim como seu neto, que JK diz ter provado na cena da batalha no último livro porque ele mereceu ir para a Grifinória.
- Sobre os contos de Beedle the Bard, JK diz que Wizard and the Hoping Pot é um conto que ensina os jovens bruxos a saber usar a magia. Fountain of the Fair Fortuneé o seu conto favorito, e mostra as qualidades que se precisa ter para alcançar os desejos do coração, além de mostrar também que a magia não é a melhor arma. Para JK, Warlock’s Hairy Heart é gótico e bastante sombrio, e Babbity Rabbity and her Cackling Stump é o título mais idiota já escrito por alguém. Ela achava que nem ia escrever esse conto, mas acabou o fazendo, e disse que foi um desafio. A história é sobre uma bruxa que se vinga da perseguição feita por trouxas. Sobre The Tale of the Three Brothers, JK não comentou nada.
- Não haverá mais atualizações na seção W.O.M.B.A.T.’s do site de JK. A seção só foi criada para dar aos fãs “alguma coisa” antes do lançamento de Relíquias Mortais.
[pottercast.com]



__________________________________________________________________________________


Jk Rowling

#Ficha Pessoal:

Nome: Joanne Rowling
A maioria das pessoas pensa que seu nome verdadeiro é Joanne Kathleen Rowling, mas este nome do meio surgiu apenas em 1997, na publicação de seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Antes de publicar o seu primeiro volume, a Bloomsbury temia que o público alvo hesitasse em comprar livros de uma mulher, então pediram a Rowling para usar duas iniciais, com o objetivo de não revelar o seu primeiro nome. Como não tinha um segundo nome, ela escolheu o “K” da sua avó, Kathleen, como uma segunda inicial de seu nome literário.
Seu apelido é “Jo”, como mesmo diz a autora, “Nunca ninguém me chamou de ‘Joanne’ quando eu era jovem, a menos que estivessem nervosos”.

Data de Nascimento: 31 de Julho de 1965

Naturalidade: Nasceu em Yate, perto de Bristol, condado cerimonial de Gloucestershire. Inglaterra
Apesar de ter dito em algumas entrevistas que é natural de Chipping Sodbury, na certidão de nascimento da autora consta a cidade de Yate. As duas cidades são vizinhas, não se definindo precisamente onde uma termina e a outra começa.Família:
Pais
 Peter James Rowling e Anne Volant Rowling
Avós - Kathleen Ada Bulgen Rowling e Ernest Arthur Rowling (Paternos) e Stanley George Volant e Freda Volant (Maternos)
Irmã – Dianne Rowling
O pai de J.K. era funcionário de uma fábrica de Rolls Royce e sua mãe técnica de laboratório, que veio a falecer em 1990, de esclerose múltipla. Seu pai se casou novamente. A irmã de “Jô” é dois anos mais nova que ela e segundo a própria autora, muito mais bonita. Elas brigavam muito quando crianças, “como dois gatos selvagens”.

Estado Civil:
 Casada com o anestesista Neil Murray desde 2001
Entre os anos de 1992 e 93, Joanne foi casada com o jornalista Jorge Arantes, que conheceu em Portugal na época em que dava aulas lá.
 

Filhos:
 Jéssica Isabel Rowling, David Gordon Rowling e Mackenzie Jean Rowling Murray.
Jessica nasceu em 27 de Setembro de 1993 e é filha de Jorge Arantes; David nasceu em 23 de Março de 2003 e Mackenzie em 23 de Janeiro de 2005 e ambos são filhos de Neil Murray.
Escolaridade: Se graduou em Francês e Línguas Clássicas na Universidade de Exeter em 1987.Antigos trabalhos: Secretária do departamento franco-Africano da Anistia Internacional, professora de francês e inglês.
Foi professora de inglês por um curto período na França e em Portugal, onde conheceu seu ex-marido.
Profissão atual: Escritora.
Antes de escrever a série Harry Potter, Rowling escreveu outras duas obras de literatura adulta não publicadas e provavelmente nem terminadas.
Obras não publicadas: Coelho e muitos contos e romances para adultos.
A autora escreveu Coelho entre os seus 6 e 8 anos de idade ; aos 11 escreveu um romance sobre sete diamantes amaldiçoados e as pessoas que os possuíam. Além disso, escreveu outros contos, mas foram abandonados por conta da dedicação à série Harry Potter.
Leitura e influências literárias: Jessica Mitford, E. Nesbit, Jane Austen, Paul Gallico, Richard Scarry, C.S.Lewis e J. R. R. Tolkien
Quando criança, seu livro predileto era O Cavalinho Branco, de autoria de Elizabeth Goudge. Outras obras que também que autora admira são Mulherzinhas e Beleza Negra. 

A influência sobre J. K. Rowling dos autores citados acima, muitos deles consagradas, como J.R.R.Tolkien (O Senhor dos Anéis) e C.S.Lewis (As Crônicas de Nárnia) é um assunto muito debatido. Apesar da criação de mundos fantásticos, a crítica considera a relação entre suas obras apenas superficial.
 


Sobre a relação de Harry Potter com as obras de Tolkien, Jo diz o seguinte:
“Penso que, se deixarmos de lado o fato de que os livros falam de dragões, varinhas mágicas e magos, os livros de Harry Potter são muito diferentes, especialmente no tom. Tolkien criou toda uma mitologia. Não penso que alguém possa dizer que eu tenha feito isso. Por outro lado, ele não criou um personagem como o Duda Dursley.”

Para Rowling, a autora que mais a influenciou, contudo, foi Jessica Mitford. Ela comenta:
“Sem dúvida a escritora mais influente para mim é Jessica Mitford. Quando minha tia-avó me deu Hons and Rebels quando eu tinha 14 anos, ela tornou-se imediatamente minha heroína. Ela fugiu de casa para lutar na Guerra Civil Espanhola, levando uma câmera que comprou com o dinheiro do pai. Eu queria ter coragem de fazer algo assim. Eu amo a forma como ela nunca superou certos traços adolescentes, mantendo-se verdadeira com suas convicções políticas (ela era socialista auto-didata) toda sua vida. Acho que li tudo que ela escreveu. Até dei seu nome a minha filha.”

Lazer: Com a escrita da saga, J. K. Rowling não teve muito tempo livre. Mas adora estar com a família e amigos e ama apreciar arte.Cozinha: Aprecia vários tipos de comida, com exceção de tripas à moda do Porto.

Programas de TV:
 Sitcoms britânicos, Frasier e Simpsons.Música: Apreciadora dos Beetles.
#Cronologia:1965 - Nasce Joanne Kathleen Rowling em 31 de julho, na cidade de Yate, próxima a Chipping Sodbury, em Gloucestershire, na Inglaterra. 1967 - Dianne Rowling, sua irmã, nasce. 1971 – Jo conhece Ian e Vikki Potter – vizinhos que gostavam de se vestir e brincar de bruxos e deram o sobre nome ao nosso herói1974 - Muda-se para Tutshill, onde vai para a Escola Wyedean, conhecendo o amigo Sean Harris, que inspirou Rony1983 - Entra na Universidade de Exeter, onde cursa Francês e línguas clássicas. 1985 - Passa um ano na França, dando aulas de Inglês 1990 - Surge em sua mente a idéia de Harry Potter, em uma viagem de trem entre Londres e Manchester, na Inglaterra. Sua mãe falece, vítima de esclerose múltipla. 1991 - Muda-se para Portugal, onde vivi na Cidade do Porto, sendo professora de Inglês. 1992 - Conhece o estudante de jornalismo Jorge Arantes e se casa com ele no mesmo ano. 1993 - Nasce sua filha primeira filha, Jessica Isabel. Joanne deixa a Cidade do Porto, e se muda para a casa de sua irmã Dianne, recém-casada na Escócia. Seu pai casa-se novamente, com Janet Gallivan. 1994 – Jo sofre com a pobreza e a depressão, tendo de viver com sua filha em um pequeno apartamento em Leith, bairro da capital escocessa, sendo ajudada pelo governo francês. Apesar das dificuldades, a série Harry Potter começa a sair de sua mente para entrar no papel; 1995 – Depois de ouvir muitos “não”, Harry Potter e a Pedra Filosofal finalmente é aceito pela, na época, singela Bloomsbury.1996 - Gradua-se como professora. 1997 - O primeiro volume da série chega às livrarias e pouquinho mais de cinco meses depois ganha o prêmio Smarties Gold Prize. 1998 - Publicado o segundo livro da série, Harry Potter e a Câmara Secreta, na Inglaterra. 1999 - Publicado o terceiro livro da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, na Inglaterra. 2000 - Publicado o quarto volume da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo, na Inglaterra. Rowling recebe a Ordem do Império Britânico. 2001 - J.K.Rowling publica dois livros relacionados ao mundo de potteriano: Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos & Onde Habitam. As vendas angariam fundos à Comic Relief. Filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, com importantes contribuições da autora. 2002 - Lançamento do filme Harry Potter e a Câmara Secreta. 2003 - Nascimento de David, segundo filho da escritora. O quinto livro potteriano é lançado. Pela primeira vez, Rowling considera a possibilidade de Harry não sobreviver ao final da série.2004 - O site oficial da autora, jkrowling.com, é criado. Lançamento do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rowling anuncia o título do sexto livro.2005 – Nasce a filha mais nova de Jo Rowling em janeiro de 2005, Mackenzie, a quem a autora dedica o livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe, lançado ainda em 2005.2006 – J. K. Rowling funda o Children's High Level Group (Grupo de Alto Nível para a Infância, na tradução alternativa). Rowling comenta muito sobre o lançamento do sétimo livro.2007 - Lançamento do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix e do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rowling particpa de uma grande turnê promocional do último livro: Open Book Tour. Jo cria polêmica ao revelar aos fãs que o personagem Alvo Dumbledore era homossexual. Rowling critica fãs da série que planajavam lançar enciclopédias potterianas. Autora presenteia pessoas importantes. Seis pessoas que a ajudaram no decorrer da série com examplares de Os Contos de Beedle, o Bardo, sendo que um volume extra é leiloado e comprado por £1,95 milhões. Rowling anuncia o documentário A Year in Life. 2008 – Jo escreve um pequeno prefácio da série Harry Potter com cerca de 800 palavras sobre os Marotos, com arrecadação destinada à caridade. É publicado Os contos de Beedle, o Bardo em 04 de dezembro. Parte do dinheiro arrecadado é destinado ao Children's High Level Group.2009 – Lançamento do filme Harry Potter e o Enigma do Principe.2010 – Lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte: I.
#Curiosidades:

- Os pais de J.K.Rowling se conheceram na estação de King’s Cross nos anos 60, importante cenário na trama do bruxinho.
 

- Quando tinha 8 anos, J.K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha - não é à toa que acabaram dando o sobrenome a Harry.
 

- Quando criança, J. K. Rowling costumava contar histórias para sua irmã mais nova, e também tinha a habilidade de entreter seus colegas na hora do recreio com longas histórias seriadas em que ela e sua turma apareciam em papéis heróicos e corajosos.
 

- Jill Preweet e Aine Kiely, mulheres a quem foi dedicado o terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, são amigas de Jo que moraram com ela por um tempo em Portugal quando ela foi para lá trabalhar. 


- Antes de ter sua primeira filha, Jéssica, Joanne abortou uma primeira criança. 


- J. K. Rowling afirma que sempre sonhou em ser escritora. Para ser mais exata, desde a época em que ela descobriu no que concernia a profissão. 


- A autora passou por muitas dificuldades na vida e é para os fãs símbolo de coragem e perseverança. Uma fase muito difícil em sua vida, por exemplo, foi depois de se divorciar de seu primeiro marido, onde morava com sua filhinha em Leith, um bairro da capital escocesa, e conseguia se sustentar graças a ajuda extra que o governo francês lhe oferecia. Sobre o momento, a autora diz: “Provavelmente a melhor coisa que os meus ganhos me proporcionaram, no entanto, é a ausência de preocupação. Não esqueci como é se preocupar se você vai ter dinheiro suficiente para pagar as contas. Não ter que pensar mais nisso é o maior luxo do mundo.”
 

- Enquanto passava por tais dificuldades junto da filha, Jô passeava com ele num carrinho de bebê, e quando a menina finalmente dormia, ia até o Nicolson's ou o The Elephant House Café. Lá ela pedia um cafezinho e escrevia as histórias de Harry até que a filha enfim acordasse. Como não tinha computador, era obrigada a papéis avulsos para escrever. Mas de qualquer maneira foi a partir de então que a série deixou de sair da cabeça da escritora para começar a se tornar realidade. 


- Quando J. K. começou a organizar suas idéias para escrever as histórias de Harry, não tinha em mente escrever exclusivamente para o público infantil. A autora brinca ao afirmar que se o livro é bom, é interessante para qualquer pessoa. Segundo ela, não importa a idade. 


- Antes de publicar o primeiro livro, nove editoras britânicas recusaram a sua obra, alegando ter muitas páginas para um livro infanto-juvenil
 

- Antes do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o editor Barry Cunningham, da Bloomsbury (editora britânica) aconselhara J. K. Rowling de que mantivesse um emprego fixo pois, segundo ele, ela não tinha grandes chances de fazer dinheiro com livros infantis
 

- A primeira vez em que fez a leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo na leitura do texto.
 

- O fato de Harry pegar o Expresso de Hogwarts para viajar até Hogwarts possui um significado especial para autora. É que foi durante uma viagem entre Londres e Manchester, cidades inglesas, que a idéia da série lhe ocorreu. Na ocasião acabou acontecendo que o trem ficou parado durante horas, e foi naquela ocasião, dentro do expresso, que surgiu a base da série potteriana. 

- J.K. Rowling colocou nos condutores do Nôitibus andante os nomes de seus dois avôs, Stanley George Volant (Stanley - Lalau) e Ernest Arthur Rowling (Ernesto).

- Sean Harris, amigo a quem foi dedicado o segundo livro é o dono do Ford Anglia original em que foi inspirado o carro voador da família Weasley. O carro de sean foi à porta para o mundo para J.K. assim como o foi para Harry Potter.
 

- Além disso, Sean também inspirou um personagem da série muito querido: Rony Weasley. A autora buscou inspiração em si própria quando era criança para compor Hermione e se baseou em um professor para compor Snape.
 

- Quando se encontrou com o diretor do primeiro filme, Chris Columbus, além de pedir para que ele deixasse o filme fiel ao livro, a autora lhe fez mais um pedido: para que contratasse apenas atores britânicos
 

- Dentre todas as criaturas mágicas que figuraram nos livros da série Harry Potter, J. K. Rowling considera a fênix a sua preferida, pois a acha muito bela.
 

- A autora acha que se pudesse pertencer a alguma cada de Hogwarts a Grifinória seria esta, pois Rowling coloca a coragem acima de quase tudo na vida.
 

- Ainda que tenha inventado uma série de termos, nomes e criaturas, a autora reconhece que muitos deles não são, de fato, invenção sua. “Hipogrifo” e “fênix”, por exemplo, são seres mitológicos. Além disso, nomes com Dumbledore e Snape não são de suas autoria. Enquanto Dumbledore era um termo do inglês muito antigo utilizado para um tipo de abelha, Snape é o nome de um local da Inglaterra. 


- Em seu site oficial J. K. Rowling respondeu a uma pergunta de fã que lhe questionava que forma teria um bicho-papão para a autora, caso algum dia ficasse diante de um. A autora respondeu que veria a mesma coisa que Molly Weasley viu em Ordem da Fênix: as pessoas que ama mortas. Assume, porém, que um medo que tem também é o de ser enterrada viva.
 

- Dentre muitos prêmios que recebeu, Rowling foi honrada com títulos importantíssimos no cenário da literatura inglesa e até mesmo da literatura mundial. Pode-se destacar o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o célebre British Book Awards. 


- Em setembro de 2000, um quadro de J.K.Rowling pintado por Stuart Pearson Wright ganhou um lugar no National Portrait Gallery, em Londres, onde está sendo exibido até os dias hoje. 


- Sempre que perguntada sobre de onde tira suas idéias, J. K. Rowling afirma simplesmente “da minha cabeça”. Isso nem sempre satisfaz as pessoas, e é algo chato de se afirmar, ela diz, então explica que uma idéia pode ser despertada por algo que vê ou escuta. 


- Em 2006 J. K. Rowling, junto com o seu sexto livro, Enigma do Príncipe, entrou para o Livro dos Recordes. A obra foi considerada o Livro Vendido Mais Rápido da História. 


- Segundo a Revista Forbes, J. K. Rowling, fora a escritora mais bem paga do Mundo, no ano de 2007, com um faturamento de US$ 300 milhões. Superando em várias vezes, o então rei do horror, Stephen King, que fora o 3º mais bem pago, naquele ano, com faturamento de US$ 50 milhões. 


- No ano de 2008 a autora foi considerada pelo jornal britânico The Telegraph a 14ª pessoa mais poderosa da Inglaterra. O jornal destacou sobre ela: “Harry Potter trouxe sua fama e fortuna, e ela ainda tomou conta do ramo cinematográfico, batendo pé que os filmes deveriam ser gravados na Inglaterra, com um elenco totalmente britânico.”
 

- Apesar de certos pontos de Harry Potter serem similares a obras de J.R.R.Tolkien (O Senhor dos Anéis) e C.S.Lewis (As Crônicas de Nárnia), a autora que mais influenciou Jo foi Jessica Mitford. 


- O químico John Nettleship, chefe do departamento de química da Escola Wyedean em Sedbury e chefe da mãe de Jo, inspirou o Professor Snape.
 

- Um asteróide que foi descoberto pelo Dr. Mark Hammergren do Adler Planetarium, recebeu o nome de 43844 Rowling em homenagem a autora da qual o cientista era fã. 


- Um dinossauro da ordem Pachycephalosauria recebeu o nome de Dracorex hogwartsia, "Dragão Rei de Hogwarts" em homenagem a Hogwarts, criação de Rowling.
 
#Honrarias & Prêmios:

Principais honrarias e prêmios recebidos pela autora da série Harry Potter por seu trabalho como escritora, cidadã britânica e seu trabalho junto a instituições de caridade:

- Prêmio Nestlé Smarties Book Prize, apenas cinco meses depois de ter sido lançado Harry Potter e a Pedra Filosofal. A autora voltou a receber o prêmio outras duas vezes seguidas, se tornando a primeira escritora a recebe-lo três anos consecutivos
 

- Em Fevereiro do ano de 1998, J. K Rowling ganhou o prestigiado British Book Award, ainda por Pedra Filosofal
 

- Em junho de 2000, J.K. Rowling foi nomeada pela Rainha Elizabeth como Officer of the British Empire (Oficial do Império Britânico), tornando-se Lady J. K. Rowling.


- Em julho de 2000, recebeu o título de Dra. Honoris Causa em Letras pela Universidade de Exeter, onde se formara em Francês e Línguas Clássicas em 1987. 


- Em Janeiro de 2002, recebeu o Whitbread Children’s Book of the Year Award, por Prisioneiro de Azkabano 


- Em Setembro de 2005, a autora ganhou um quadro na National Portrait Gallery (Galeria Nacional de Retratos) em Londres, pintado por Stuart Pearson Wright.
 

- Em julho de 2006, J.K.Rowling recebe o título de Dra. Honoris Causa em Direito, pela Universidade de Aberdeen.
 

- Em 2006 J. K. Rowling, junto com o seu sexto livro, Enigma do Príncipe, entrou para o Livro dos Recordes. A obra foi considerada o Livro Vendido Mais Rápido da História. 


- Em julho de 2007, Jo recebeu o Golden Blue Peter Badge, a maior honraria do programa Blue Peter. Ela já havia recebido a de prata, mas só ganharia a de ouro, lhe disseram, quando fizesse algo muito importante, como salvar uma vida.
 

- Em outubro de 2007, J. K. Rowling recebeu o prêmio Pride of Britain por inspirar mães solteiras e aspirantes a autores por sua história de luta para chegar ao sucesso.
 

- Novamente em outubro de 2007, Rowling recebeu o honraria Order of the Forest (Ordem da Floresta) da Markets Initiative, uma organização canadense de proteção ao meio ambiente, pela impressão de Harry Potter e as Relíquias da Morte com papel reciclado.
 

- Em Novembro de 2007, a autora venceu o prêmio Entertainer of the Year, da revista Entertainment Weekly.
 

- Em 2008 ela se consagrou a Autora do Ano, pelo National Children’s Choice Book Award. 


- Ainda em 2008, foi nomeada embaixadora do National Council for One Parent Families (Conselho Nacional para Famílias de Pais Sozinhos), instituição de caridade que ajuda pais sozinhos.
 
Lista completa de prêmios, indicações e honrarias recebidos por J. K. Rowling em toda a sua carreira: 2007 - Wired Rave Award 2006 - Royal Mail Awards (categoria infantil, de 8 a 12 anos), por Harry Potter e o Enigma do Prí¬ncipe 2006 - Grau honorário da Universidade de Aberdeen 2006 - Greatest Living British Writer (por toda a saga Harry Potter) 2006 – Livro do Ano no British Book Awards, por Harry Potter e o Enigma do Prí¬ncipe 2005 – Ganhou um quadro seu exposto na National Portrait Gallery, pintado por Stuart Pearson Wright 2003 - WH Smith People’s Choice Award, por Harry Potter e a Ordem da Fênix 2003 – Livro do Ano no British Book Awards, por Harry Potter e a Ordem da Fênix 2001 - Children’s Book Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo 2001 – Prêmio Hugo Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo 2001 - Scottish Arts Council Children’s Book Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo 2001 – Livro Infantil no FCBG Book Award, por Harry Potter e o Cálice de Fogo 2000 – Prêmio British Booksellers Association Author 2000 – Livro Infantil do Ano no W H Smith Book Awards, por Harry Potter e o Cálice de Fogo2000 - The Blue Peter Book Awards, por Harry Potter e o Cálice de Fogo 2000 – Melhor Livro Para ‘Jovens’ Adultos no Booklist Editors’ Choice, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 2000 - O American Library Association Notable Book, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 2000 - Sheffield Children’s Book Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 2000 - Guardian Children’s Fiction Prize, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 2000 - Children’s Book Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 2000 - Carnegie Medal, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 2000 – Novamente Livro Infantil do Ano do célebre The Whithread Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 1999 - Livro Infantil do Ano do no The Whithread Award, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban1999 - Sheffield Children’s Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 - Scottish Arts Council Children’s Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta1999 - Prix Sorciere (prêmio francês), por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1999 - British Booksellers Association Author 1999 - Nestlé Smarties Book Prize (categoria de 9 a11 anos), por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 1999 – Melhor Livro para ‘Jovens Adultos’, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 – Melhor Livro do Ano no Los Angeles Times, por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 1999 - Association Notable Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 - American Library Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 - Guardian Children’s Fiction Prize, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 - Children’s Book Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 – Livro Infatil do Ano no British Book Awards, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1999 - American Booksellers Book Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1998 - Young Telegraph Paperback of the Year Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1998 – Livro Infantil do Ano no Whitbread Award, por Harry Potter e a Câmara Secreta 1998 - Sheffield Children’s Book Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1998 - Nestlê Smarties Book Prize (categoria de 9 a11 anos), por Harry Potter e a Câmara Secreta 1998 - Guardian Children’s Fiction Prize, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1998 - Children’s Book Award, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1998 - Bookseller Author of the Year, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1998 - Carnegie Medal, por Harry, por Potter e a Pedra Filosofal 1998 – Livro Infantil do Ano no British Book Awards, por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1997 - Nestlê Smarties Book Prize (categoria de 9 a11 anos), por Harry Potter e a Pedra Filosofal 1997 - British Book Awards, por Harry Potter e a Pedra Filosofal


#Publicações Literárias:2007 - Os Contos de Beedle, o Bardo2007 - Harry Potter e as Relíquias da Morte2005 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe2003 - Harry Potter e a Ordem da Fênix2001 - Quadribol Através dos Séculos, sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp2001 - Animais Fantásticos & Onde Habitam, sob o pseudônimo de Newt Scamander2001 - Harry Potter e o Cálice de Fogo1999 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban1998 - Harry Potter e a Câmara Secreta1997 - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Todos os livros foram lançados no Brasil pela editora Rocco e traduzidos por Lia Wyler.
 
Nota: As datas se referem às publicações na Inglaterra.


Outros Títulos

Em 2001, Jô lançou Quadribol Através dos Séculos, sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp e Animais Fantásticos & Onde Habitam, sob o pseudônimo de Newt Scamander. Ambos os livros foram escritos para caridade, isto é, todo o lucro das vendas foi revertido para ajudar a Comic Relief.
 


Prefácio dos Marotos
 

Em 10 de junho de 2008, a autora J. K. Rowling leiloou um pequeno texto relacionado a serie Harry Potter, com média de 800 palavras, escrito em frente e verso de uma folha A5. Segundo ela, o pequeno texto faz parte do prólogo da saga, no qual ela diz não estar trabalhando. Como a autora não nos deu maiores informações sobre o assunto, não sabemos se eventualmente o prefácio faz parte da prometida enciclopédia potteriana ou talvez de um outro livro que ainda esteja por vir.
 

O leilão desse prefácio foi organizado pela casa Sotheby’s e aconteceu na livraria Waterstone’s, localizada no centro de Londres. As 25 mil libras angariadas pelo prefácio (que foi comprado por Hira Digpal, presidente de investimentos bancários da companhia Red-33) foram destinadas a duas instituições: a Dyslexia Action e o English PEN. Na noite do leilão, juntamente com outras doze pequenas histórias de demais célebres escritores, foram arrecadados £47.150. 


No dia seguinte, o prefácio foi disponibilizado, na íntegra no site da livraria Waterstone’s, recebendo, segundo diz o U Talk Marketing, mais de 70 mil visitas nas primeiras 20 horas após a sua divulgação na Internet. 


Aqui a tradução do pequeno texto, que conta uma aventura vivida pelo pai de Harry, Tiago, e seu padrinho, Sirius, cerca de três anos antes do seu nascimento. Confira-o abaixo, na íntegra:
 
A História dos Marotos
A motocicleta de corrida fez a curva aguda de forma tão rápida na penumbra que os dois policiais no carro de perseguição gritaram “Uau!”. O sargento Fisher forçou seu pé enorme no freio, pensando que o garoto que estava na carona certamente seria esmagado embaixo de suas rodas; porém, a motocicleta fez a curva sem derrubar nenhum de seus viajantes, e com uma piscada da sua luz traseira vermelha, desapareceu na rua lateral estreita.

- Agora nós os pegamos! - exclamou animado o policial Anderson. - É um beco sem saída!

Segurando firme na direção e estraçalhando seu câmbio, Fisher destruiu metade da pintura da lataria quando forçou o carro pelo beco na perseguição.


Lá, sob a luz dos faróis, estava sentada a presa, finalmente parada depois de quinze minutos de perseguição. Os dois passageiros estavam sem saída entre uma alta parede de tijolos e o carro da polícia, que agora estava se aproximando deles como um predador rosnando, com os olhos brilhando.

Havia tão pouco espaço entre as portas do carro e as paredes do beco que Fisher e Anderson tiveram dificuldade para saltar da viatura. Feria a dignidade ter de se arrastar, feito um siri, até os malfeitores. Fisher arrastava seu barrigão pela parede, arrancando botões de sua camisa enquanto andava, e finalmente arrancando o espelho retrovisor com seu traseiro.

- Saiam da moto! - ele berrou para os jovens com sorrisos debochados, que estavam confortáveis na brilhante luz azul como se tivessem aproveitando.
Fizeram o que lhes ordenaram fazer. Finalmente se livrando do espelho retrovisor quebrado, Fisher os encarou. Eles pareciam estar no fim da adolescência. O que esteve dirigindo tinha um longo cabelo preto; sua boa aparência petulante lembrava desagradavelmente a Fisher do namorado desocupado e guitarrista de sua filha. O segundo rapaz também tinha cabelo preto, mas o seu era curto e espetado em todas as direções; ele usava óculos e tinha um sorriso afetado. Ambos estavam vestindo camisetas com estampa de um grande passado dourado; o símbolo, sem dúvida, de alguma banda de rock desafinada e ensurdecedora.

- Sem capacetes! - gritou Fisher, apontando de uma cabeça nua para a outra. - Ultrapassando o limite de velocidade por… por uma quantia considerável! (De fato, a velocidade registrada tinha sido maior do que Fisher poderia considerar qualquer motocicleta capaz de viajar.) – Sem parar para a polícia!

- Nós teríamos adorado parar para bater papo, - disse o garoto que usava óculos. - mas acontece que estávamos tentando…

- Não se faça de esperto, vocês dois estão em uma grande encrenca! - rosnou Anderson. - Nomes!

- E o legal desse aí é que você pode usá-lo para um garoto ou uma garota - disse o garoto de óculos.

- Ah, os NOSSOS nomes, você quis dizer? - perguntou o primeiro, quando Anderson balbuciou com raiva. - Você deveria ter dito! Esse é Tiago Potter, e eu sou Sirius Black!

- Vocês estarão seriamente encrencados em um minuto, seu insolentezinho…

No intervalo de uma batida do coração, os dois policiais imaginaram armas brilhando em sua direção, mas um segundo depois viram que os motociclistas tinham retirado nada mais do que…

- Baquetas? - ironizou Anderson. - Dois engraçadinhos vocês, não são? Certo, estamos prendendo vocês sob a acusação de…

Mas Anderson jamais chegou a nomear a acusação. Tiago e Sirius tinham gritado algo incompreensível, e os raios de luz dos faróis se moveram.

Os policiais berraram e depois caíram de costas. Três homens estavam voando - literalmente VOANDO - pelo beco em vassouras – e, no mesmo instante, o carro de polícia estava se apoiando nas rodas traseiras.

Os joelhos de Fisher falharam; e ele sentou com força. Anderson tropeçou nas pernas de Fisher e caiu sobre ele, enquanto ‘FLASH - ‘BANG - ‘CRASH - eles ouviram os homens nas vassouras baterem no carro levantado e despencarem, aparentemente inconscientes, no chão, enquanto pedaços quebrados de vassouras caíam ao redor deles.
A moto tinha ganhado vida de novo. Com sua boca entreaberta, Fisher reuniu força para olhar novamente para os dois adolescentes.

- Muito obrigado! - disse Sirius acima do ronco do motor. - Nós devemos uma para vocês!

- É, foi legal conhecê-los! - disse Tiago. - E não esqueçam: Elvendork! É unissex!

Houve um barulho de tremer a terra, e Fisher e Anderson jogaram seus braços ao redor um do outro, com medo; o carro deles tinha acabado de cair de volta no chão. Agora era a vez de a motocicleta empinar. Em frente aos olhos descrentes dos policiais, ela voou em pleno ar: Tiago e Sirius decolaram para o céu noturno, com o facho da luz traseira brilhando atrás deles como um rubi desaparecendo.

Site Oficial

No dia 15 de maio de 2004, ano que precedeu o lançamento de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a autora colocou no ar o seu site oficial, o jkrowling.com. De início o site era utilizado apenas para mostrar os endereços de seus editores e contar as novidades de sua vida e o processo de escrita dos dois livros seguintes.
 

Hoje, contudo, o site possui um material gigantesco sobre a vida da autora, incluindo autobiografia, datas de aniversário dos personagens da série, itens secretos, notícias e respostas sobre ela, sobre os livros e os personagens e muito mais.
 

O site oficial de J. K. Rowling pode ser acessado através 
deste link. A sua versão original é escrita em língua inglesa, mas ele possui traduções para o francês, alemão, italiano, espanhol ou japonês.
Documentário JKR

O documentário J.K.Rowling: A Year in the Life retrata brilhantemente os últimos momentos de criação do último livro da série Harry Potter, além de fazer uma emocionante retrospectiva da vida da escritora e revelar locais até agora desconhecidos para os fãs. É um belo retrato da vida de J.K.Rowling.
 

John Runcie traz o espírito dos fãs de todo o mundo no documentário e busca descobrir o mesmo que muitos, o segredo do sucesso de Rowling.


O documentário faz um retrato da vida e da pessoa J.K.Rowling, contando com a grande colaboração dela, uma pessoa muito reservada em relação à sua vida pessoal, pois até seu marido, Neil Murray, dá seu depoimento sobre sua vida de casal com a autora e fala um pouco sobre a personalidade de Jo. Essa intenção de realizar um documentário sobre a pessoa por trás das centenas de milhões de cópias de livros vendidos se mostra tocante em alguns pontos, como quando ela fala de sua mãe, que morreu em 1990, antes de saber de Harry Potter e de todo sucesso de sua filha, ou quando fala da sua relação difícil com o pai, ou quando aparece vendo fotos ao lado da irmã, Di. São explorados lados da vida de Rowling nunca antes mostrados aos fãs.


Esse é um filme sobre uma mãe, solteira, lutadora, sem dinheiro, com um grande sonho de se tornar escritora, até que esse sonho se realiza, mas por dentro ela continua sendo a mesma mãe amorosa, atenciosa, com seus dramas pessoais. E tudo isso é mostrado, ela fazendo bolo de aniversário para seu filho David, fazendo compras de natal, no conforto de sua casa.
 

Há o fator Harry Potter no documentário, mas ele fica em segundo plano, funcionando como um inevitável plano de fundo, ou um pretexto para a realização do documentário. O bruxinho aparece nas ocasiões em que o documentário é filmado, quando ela escreve o último capítulo de ‘Relíquias da Morte’, na premiére do filme ‘Ordem da Fênix’, no lançamento de último livro, na reunião do parque temático do bruxinho ou servindo como paralelo entre a vida de Rowling e a vida de seu personagem, que tem muitos pontos tangenciais.
 

Mas mesmo usando a história de Harry como plano de fundo, James Runcie faz análises profundas da série baseado nas observações de Jo, mostrando a sensibilidade, a ternura e a simplicidade do cerne da trama, que é o amor. Tudo gira em torno do amor na série Harry Potter.
 

Para os fãs mais detalhistas, Joanne faz especialmente para o documentário uma árvore genealógica completa dos personagens pós ‘Relíquias da Morte’, mostrando o mundo que ela mesma criou para embasar suas histórias, o seu mundo particular e muito mais completo que aquele mostrado nos livros.
 

O filme inicia seu desfecho mostrando o lado mais humano de J.K, mostrando suas ações de caridade, explorando este lado de Joanne, de que não esqueceu de onde ela veio e que há 11 anos atrás ela precisava dessa ajuda e que agora que ela pode, ela deve ajudar. E para deixar essa mensagem pregada por Rowling, eles a levam a sua antiga morada em Leith, quando vivia com o fundo de auxílio dado pelo governo britânico. Essa emocionante visita ao passado em Leith, derrama lágrimas da autora e toca o coração de quem assiste, pois é um quadro de fantasmas há muito esquecidos e deixados para trás que volta a vida de Rowling.
 

Mas nem tudo são lágrimas, o documentário termina com a esperança de uma nova aventura literária de Jo, segundo ela ‘um conto de fadas político’. Agora é esperar e ver.
 
Tudo que você queria sabersobre J.K.Rowling

1. J. K. Rowling está mesmo escrevendo a tão comentada enciclopédia da série?

Não, no momento a autora não está se dedicando a livro algum. Existe o projeto da enciclopédia, que segundo a autora, já é algo antigo, mas não se sabe exatamente quando ela começará a escrevê-la ou mesmo quando será lançado. As únicas coisas que se sabem é que Rowling já declarou que irá colocar na enciclopédia um material que nunca pôs nos livros da série e que seus direitos serão doados à instituições de caridade.

2. Qual é a coisa comprada com o dinheiro que ganhou que J. K. Rowling mais gosta?

Sua casa no norte da Escócia, onde é muito tranquilo e se diverte muito com a família e os amigos. Provavelmente a melhor coisa que os seus ganhos lhe proporcionaram, no entanto, foi a ausência de preocupação. Rowling não esqueceu como é se preocupar se vai ter dinheiro suficiente para pagar as contas. Para a autora, não ter que pensar mais nisso é o maior luxo do mundo.
 
3. Qual é o seu personagem preferido?

Rowling ama Harry, Hermione, Rony, Hagrid, Dumbledore, Gina, Fred, Jorge e Lupin. Adora também escrever (embora não necessariamente queira encontrá-lo) sobre Snape. Seu mais novo personagem preferido é Luna Lovegood.
 
4. Que forma teria um bicho-papão caso Rowling ficasse diante dele?

O mesmo que a personagem Molly Weasley viu em Ordem da Fênix, pois Rowling veria as pessoas que ela ama mortas. Contudo, se fosse um medo relacionado apenas a ela, seria o de ser enterrada viva. Mas Rowling não tem certeza de como um bicho-papão poderia representar isso.
 
5. A qual casa de hogwarts Rowling acha que pertenceria?

Grifinória, pois a autora coloca a coragem acima de quase tudo.
 
6. O que os filhos dela acham de Harry Potter?

Jessica ama os livros, o que J. K. acha muito simpático de sua parte, pois considera que sua filha teve de lhe compartilhar com Harry por muito tempo. Já David não sabe quem é Harry Potter, o que o torna uma companhia muito repousante.
 
7. Durante a escrita da saga, Como Rowling se lembrava de todas as coisas dos diferentes livros, se ainda estava escrevendo a série Harry Potter?

Ela mesma assume que dava suas escorregadas, como por exemplo, salas de aula que mudavam misteriosamente de andar do castelo entre os livros. Mas apesar disso o essencial permaneceu consistente de livro para livro porque a história foi tramada por um longo tempo e estava clara em sua mente.
 
8. Que outros empregos Rowling teve?

Foi assistente de pesquisa na Anistia Internacional por um tempo, o que foi muito interessante para ela. Porém, a autora não crê que fosse muito boa, já que é terrivelmente desorganizada. Os empregos mais duráveis que ela teve, além de escrever, foram no ensino; ensinou francês na Escócia e inglês em Portugal.
 
9. Quando J. K pensou em ser escritora pela primeira vez?

Sempre...assim que ela soube o que eram escritores, quis ser uma. Rowling acha que tinha o temperamento ideal para uma escritora; fica perfeitamente feliz sozinha numa sala, criando as coisas, por exemplo.
 
10. A autora já escreveu algo diferente de Harry Potter?

Sim, muita coisa, embora nada esteja publicado (o que ela garante que não seja nenhuma perda). A primeira coisa que escreveu foi as histórias de Coelho, que eram sobre um coelho chamado Coelho. Rowling as escreveu entre as idades de seis e oito anos. Então, quando tinha onze, escreveu um romance sobre sete diamantes amaldiçoados e as pessoas que os possuíam. Desde então escreveu muito: contos, pedaços de romances para adultos, todos os tipos de coisa.
 
11. Por onde Rowling já viajou?

Viajou um bocado pela Europa e esteve nos Estados Unidos, embora na maior parte das vezes em turnês dos livros, o que significa que viu muitos quartos de hotéis, livrarias e estúdios de televisão, com breves relances de pontos famosos nos intervalos. A exceção é Nova Iorque, que visitou como um ser humano normal e que ela ama. Foi a um safári na África, que foi um desafio, pois David tinha apenas cinco meses na época, mas que foi realmente maravilhoso.
 
12. Qual foi momento mais embaraçoso da sua vida?

Apesar de ser difícil descrever, ele ocorreu num pub em Exeter (que é uma cidade na costa sul da Inglaterra, onde ela frequentou a universidade) em 1984 e envolvia uma brincadeira que ela fez, mas que saiu espetacularmente pela culatra. O desastre todo foi testemunhado pela sua amiga Pauline. 

13. Qual o conselho da autora sobre como ser publicado?

Ela diz que primeiro você precisa escrever algo que um editor gostaria de publicar (só precisa ser um, mas pode levar um tempo para encontrá-lo. Se você for recusado por todos os editores existentes, você vai ter de considerar a possibilidade de que o que você escreveu não seja publicável). Em seguida, você deve contatar o editor, seja diretamente, ou (o que é aconselhável se você conseguir) através de um agente que o representará. A melhor maneira de encontrar agentes é consultar “The Writers and Artist’s Yearbook”, que é atualizado todos os anos. Ela recomenda checar se você está escrevendo para a(s) pessoa(s) certa(s); por exemplo, não mandar ficção científica para um editor de livros-texto de medicina). Espere. Reze. Foi assim que Harry Potter foi publicado, ela diz.
 
14. Posso me corresponder com a autora J.K.?

Ela se correspondeu com umas poucas pessoas nos últimos anos, mas, com sinceridade, não crê que haja espaço para mais. Rowling acredita que Jéssica e David devem vir primeiro: o resto de nós, segundo ela, tem milhões de correspondentes entre os quais escolher um, mas seus filhos não podem escolher uma mãe alternativa, portanto eles realmente precisam mais de dela.
 

“Não importa com que casa você se identifique; em que casa você esteja. Não importa se você gosta de Gryffindor, Hufflepuff, Slytherin ou Ravenclaw. Não importa se você gostava do Harry ou do Draco. O que realmente importa é que com toda essa magia conhecemos pessoas das quais nunca iremos nos esquecer; passamos momentos insuperáveis; choramos; rimos; nos emocionamos.

Por isso eu agradeço a você, J.K. Rowling; por ter nos proporcionado os momentos mais felizes de nossas vidas.
Obrigado. Levaremos a magia para sempre.”



BY.: foreverandever.blogspot.com